Eu estava olhando as novidades no site Baixaki e me deparei com esse Debate, vou postar aqui e espero comentarios ( quero saber qual é a sua opnião ).
Debate: o Orkut está perdendo atratividade?
Por Camila Porto de Camargo
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010
Será que o site de relacionamentos mais popular do Brasil está deixando de ser o queridinho dos usuários da internet brasileira, depois da invasão dos microblogs e outras redes sociais?
Não é nenhuma novidade: os brasileiros (em sua maioria) adoram redes sociais. Sonico, hi5, Badoo, Linkedin, MySpace, Plaxo, Twitter, Facebook, Ning, Via6 e Orkut são alguns dos endereços mais populares no Brasil. O Orkut, lançado em 2004 pela Google, tem reinado absoluto desde que desembarcou por aqui, sendo a rede social mais utilizada no país de acordo com dados de junho de 2009 do Ibope.
No entanto, há debates interessantes acontecendo na internet sugerindo que o Orkut está perdendo a majestade e deixando de ser a rede social preferida no Brasil. De acordo com o próprio Orkut, até 18 de janeiro de 2010, os brasileiros compunham 51,09% do total de usuários mundiais.
Os indianos vêm em segundo com 20,02% e os norte-americanos em terceiro com 17,33%. Ok. Isso não diz muita coisa, afinal a fonte é muito questionável, sendo assim, vamos mais fundo para tentar explicar a possível queda na popularidade do Orkut.
Todos contra o Orkut
O pontapé da discussão começou com afirmações de que as buscas no Google com o termo Orkut vêm diminuindo. De acordo com Marcelo Velloso, da Oslo Mídia, o argumento foi refutado ao se afirmar que quanto mais popular um site, mais pessoas o acessam diretamente, ou seja, digitam www.orkut.com.br no navegador ao invés de realizar uma busca no Google.
Para buscar informações e tentar responder à pergunta que não quer calar, reduzimos as opções de redes sociais para três: Orkut, Twitter – apesar do enfoque diferente do Orkut – e Facebook, a princípio, o maior concorrente. Como não temos acesso aos dados oficiais de acessos únicos e pageviews de cada site, vamos buscar fontes alternativas.
A busca por dados começa no Alexa, um site que fornece dados sobre o comportamento do usuário da internet no mundo. De acordo como o site, no Brasil o Orkut.com.br é o segundo domínio mais acessado. O primeiro é o Google.com.br e o terceiro é o Google.com.
No ranking de sites mais acessados no Brasil, o Facebook aparece em 17° lugar e o Twitter logo atrás, em 19°. Só por curiosidade, o Facebook é o segundo site mais acessado no mundo e o Twitter o 12°.
De acordo com o Alexa, os dados são atualizados todos os meses e baseados no número de acessos e pageviews de cada site. Curiosamente, o Facebook estagnou no fim de agosto de 2009 ou não forneceu mais dados para a pesquisa.
O Twitter chegou de mansinho, mas abocanhou uma parcela significativa dos, aproximadamente, 64 milhões de usuários da internet brasileira. De acordo com o Ibope Nielsen, o microblog deu um salto de 3,7 milhões de usuários, em maio do ano passado, para quase 9 milhões em julho do mesmo ano.
Com o aumento no número de perfis, a porcentagem de internautas que navegam na web e que acessam o Twitter também subiu de 11% para 23% no mesmo período. Dados do Google Trends mostram o aumento significativo do interesse nas buscas pelo Twitter no Google nos últimos 12 meses.
O que era quase zero no início de 2009, começou a subir em abril e não parou mais. Visivelmente, o Twitter caiu um pouco um pouco antes de outubro. Coincidência ou não, foi justamente nesse período que os rumores sobre a nova interface do Orkut começaram a pipocar na web.
De acordo com o Google Insights for Search, os estados do país onde o Twitter despertou mais interesse no quesito buscas foram Tocantins, São Paulo e Amazonas. Vale lembrar que os dados são considerados pelo número de pesquisas pelo termo Twitter no Google e não levam em consideração o número de acessos diretos.
A chegada do Facebook
O site de relacionamentos Facebook é um dos mais utilizados no mundo inteiro. No entanto, aqui no Brasil, ele ainda não decolou entre todas as classes sociais. Pode-se dizer que, depois que o serviço ofereceu páginas traduzidas para o português, oficialmente em dezembro de 2008, a rede começou a subir nas terras tupiniquins.
Não por acaso, no Google Insights for Search, o Facebook saiu do zero no número de buscas em setembro de 2008, período quando os testes para a versão em português estavam acontecendo. Obviamente, isso são apenas hipóteses, afinal na web é difícil afirmar com 100% de certeza que o aumento aconteceu em decorrência a um único fato isolado.
No entanto, é visível o crescimento da rede no Brasil a partir das buscas, pois nos últimos 12 meses o termo “Facebook” quase dobrou o número de pesquisas no Google.
Em relação aos dois concorrentes, o Orkut mostra bons resultados e interesse elevado dos internautas desde que chegou por aqui. Ainda com os dados do Google Insights for Search, nos últimos 12 meses, a rede social da Google deu uma lavada no Twitter e Facebook. Com resultados oscilantes, mas sempre bem acima dos rivais, ela ainda mantém seu reinado.
Os estados com mais interesse no Orkut e com mais buscas pelo termo no Google são Tocantins, Piauí e Pará.
O que iniciou a discussão?
Provavelmente, o que iniciou a discussão acerca da queda da popularidade do Orkut foi o aumento de usuários brasileiros no Twitter e Facebook. Sem dúvida, esse aumento aconteceu, no entanto, porque o número de usuários da internet também vem subindo sem parar. Para afirmar que o Orkut está perdendo a popularidade, precisamos, em primeiro lugar, pensar onde essa pergunta está sendo feita.
Perfis
Com os dados apresentados é possível visualizar a hegemonia do Orkut frente aos concorrentes, porém não se podem fechar os olhos para o crescimento do Twitter e Facebook. Ao acessar os três serviços observa-se que os interesses em cada uma das redes não são os mesmos.
A estudante continua: "O Twitter possui um perfil de palanque. Os usuários interagem mais, falam mais e usam a sua rede para trocar, obter e filtrar informações. Já o Facebook, permite ter acesso às mesmas pessoas do Orkut, mas também a pessoas de outros países e serve como uma rede de relações distintivas, afinal ‘todos têm Orkut’. O Facebook reduz o número de usuários porque exige algumas competências que nem todo o brasileiro domina – inglês, por exemplo -, que não são exigidas no Orkut”.
Conclusões
Como pudemos observar o Orkut, aparentemente, não está perdendo a popularidade, mas sim dividindo a atenção com outras redes. O Twitter e o Facebook – redes utilizadas como ferramentas de comparação – ainda estão longe da rede social da Google, pois usuários que não acessam a internet diariamente ou que não falam inglês ainda não se interessam pelos serviços, ao contrário do que acontece com o Orkut.
Assim como não é possível afirmar que um site é mais ou menos popular pelo número de buscas, é interessante observar como o comportamento das pesquisas tem a ver com o que acontece em cada serviço, assim como no exemplo do lançamento do novo Orkut.
O Orkut continua popular em algumas classes sociais, mas outros serviços estão exigindo que os usuários dividam o tempo entre várias redes. Também, não podemos saber se amanhã outra rede social vai surgir e derrubar todas as que usamos.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Verdade ou Mentira: Orkut está perdendo atratividade ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário