Resultado melhorou índices de mensagens indesejadas monitorados desde o final de dezembro, diz Symantec.
A conhecida botnet Rustock, responsável por aproximadamente metade de todos os spams enviados em 2010, diminui repentinamente o seu ritmo após o Natal, de acordo com a companhia de segurança Symantec.
Como 40% dos spams mundiais são enviados por esta única rede de computadores-zumbis (botnet) infectada pelo vírus Rustock, o resultado levou a uma queda substancial na quantidade de mensagens monitoradas.
“Normalmente, seriam enviados cerca de 44,1 bilhões de spams por dia, mas o volume caiu para cerca de 500 milhões desde 25 de dezembro", comentou a companhia.
“Talvez seja apenas temporário. De fato, ainda não há nada que explique está redução”, declarou o analista sênior da Symantec Hosted Services, Paul Wood.
Entretanto, Wood observou que o fato pode ter alguma relação com o fechamento do site SPAMIT em outubro, já que a página promovia o envio de spams populares.
Para aumentar ainda mais o mistério, outras botnets também diminuíram o ritmo de suas atividades, caso das botnet Lethic, desde de 28 de dezembro, e Xarvester, desde 31 de dezembro.
Esta não é a primeira vez que a Rustock apresenta comportamento irregular. Nos últimos anos, chegou a longos períodos de silêncio antes de retornar com um volume ainda maior de spams. "A botnet também parece influenciar outras ações indevidas na web, como a fraude de clique", completou Woods.
"No momento, não há explicação sobre o motivo dessas botnets pararem de enviar spams. Será que os responsáveis de repente tiraram férias?”, comentou o pesquisador da empresa, Eric Park, em um post no blog da empresa.
Ainda não se sabe quem são os controles da botnet Rustock.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Férias para o seu e-mail: botnet deixa de enviar 44 bilhões de spams.
Marcadores:
Hackers,
Noticias do Mundo,
Segurança Digital,
Spam,
Tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário